Sem categoria 10/09/2013 05:17

Negros comandam maioria das micro e pequenas empresas no RN

Por fatorrrh_6w8z3t

Mais da metade das micro e pequenas empresas (MPE) do Rio Grande do Norte são comandas por empreendedores são considerados negros.
De acordo com levamentamento realizado pelo Sebrae com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 56,1% dos donos de pequenos negócios no estado são pretos ou pardos. Isso representa um universo de 203,7 mil empresários declarados afrodescendentes e equivale a 1,8% dos empreendedores negros do Brasil.
No Rio Grande do Norte são 362,5 mil proprietários de empresas, dos quais os brancos somam 156,9 mil (43,3%) e os de outras raças totalizam 1.798 pessoas (5,5%).
Em termos regionais, a maior concentração de donos de negócio pretos e pardos está no Nordeste (41%), seguido do Sudeste (30%), Norte (15% ) e Centro-Oeste (8%).
O Sul é a região com menor índice de empreendedores negros donos de empresas, apenas 6%.
Os dados do estudo foram divulgados nesta segunda-feira (9) e mostram a a evolução dos negros no comando das empresas no país, nível de escolaridade, faturamento médio anual e setores onde a presença dos empresários pretos e pardos é mais predominante.
Mas o estudo não traça essas análises em cada uma das Unidades da Federação, apenas verifica esses tópicos em nível regional e nacional.

De 2001 a 2011, a quantidade de empreendedores negros no Brasil cresceu 29% (entre os que se declaram brancos, o crescimento foi de 1%), elevando a participação da raça negra de 43% para 49% no segmento empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Além de empreenderem em maior número que no passado, os empreendedores afrodescendentes apresentaram também um aumento de escolaridade, segundo apontou o estudo do Sebrae.

Deu no Portal do Sebrae/RN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista