Sem categoria 02/08/2013 05:40

IBGE avalia que indústria mostra sinais de recuperação

Por fatorrrh_6w8z3t

Números dos IBGE mostram que a indústria brasileira deu sinais de recuperação.
A alta da produção em 2013 chega a quase 2%, mas fica próxima de zero nos últimos 12 meses.
Junho foi um mês conturbado. “Teve um PIB muito baixo logo no começo do mês. Tivemos aumento de juros. Tivemos rebaixamento do outlook do Brasil pela Standard & Poor’s e ainda tivemos todas as manifestações”, diz André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos.
A surpresa veio da indústria quando menos os economistas podiam esperar. A produção cresceu 1,9%.
A arrancada aconteceu após forte queda de 1,8% em maio.
A indústria acelerou em junho, mas a verdade é que desde o começo do ano a produção industrial segue um ritmo mais lento. A situação é semelhante ao de trânsito carregado, ou seja, é sinal de que há um ou mais gargalos adiante, aponta o economista.
“A indústria sofre com alguns problemas estruturais. De um lado está a queda da margem de lucro dos empresários por conta de elevação de custos, desde mão-de-obra a outros custos da indústria brasileira. Mais do que isso, o real fraco até ajuda a exportar, mas os custos dos importados sobem e eles são insumos de produção. Mas o estado de espírito ou animo empresarial ainda está muito para baixo e isso vai gerar esses movimentos intermitentes ou pelo menos picotados de crescimento ao longo desse ano”, diz Perfeito.
Deu em O Globo

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista