Sem categoria 27/04/2013 04:19
Nova classificação da aftosa sai até junho, diz Secretário
Por fatorrrh_6w8z3t
Deu no Portal no Ar
O Estado do Rio Grande, que possui reconhecimento de médio risco em relação à febre aftosa, deverá obter nova classificação em junho.
É o que acredita o secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Junior Teixeira.
O Inquérito Soro epidemiológico para febre com vistas ao reconhecimento de área livre da aftosa está em fase de conclusão e a perspectiva é positiva. “Pelos sinais observados no processo, o RN estará brevemente nesta classificação”, explicou.
A busca por este status vai, entre outras ações, beneficiar produtores que tentam transferir animais para outros Estados para fugir da seca que assola o Rio Grande do Norte.
O processo de inspeção por aqui foi iniciado em outubro com a seleção de 200 propriedades, cujos rebanhos serviram ao estudo. A seleção dos agricultores foi feita pelo Departamento de Saúde Animal (CSA) do Ministério da Agricultura e o processo exige o cumprimento de dezenas de itens.
Hoje apenas 40 propriedades continuam na pesquisa, com bezerros que estão em quarentena sem a proteção da vacina, para comprovar a área livre da doença. As amostras de sangue desses animais serão enviadas na próxima segunda-feira para um laboratório de análises clínicas no Rio Grande do Sul.
Descrição Jornalista
Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
27/12/2024 09:26