Sem categoria 06/04/2013 05:22
A convergência das mídias digitais
A cada dia, mais pessoas têm acesso a novos smartphones, tablets e outros devices, em todos os lugares do mundo. Com tantas “novas mídias” ao alcance das mãos, qual é a mais corriqueira atitude delas?
Ligar a televisão.
A atitude, aparentemente contraditória, foi comprovada mais uma vez, naquele considerado o maior estudo sobre consumo de mídia e informações em múltiplas telas, realizado pela BBC em parceria com o instituto Insights Consulting.
A pesquisa foi realizada com 3600 pessoas – de nove diferentes países – que possuem e fazem uso de, no mínio, três aparelhos, entre televisão, smartphones, computadores, tablets, etc.
A principal conclusão extraída da pesquisa é a de que não há competitividade, mas sim, complemento entre o uso de todas essas mídias. Em seu cotidiano, as pessoas foram incorporando as diferentes telas e não excluíram uma para fazer uso de outra.
Pelo contrário: 83% dos donos de tablets, por exemplo, relatam que fazem uso dele enquanto estão assistindo televisão.
O hábito de acompanhar os programas de TV enquanto se conecta à internet via tablet ou smartphone já vem sendo apontado há algum tempo por institutos de todo o mundo e, agora, foi reforçado neste estudo.
Segundo a pesquisa, 43% dos usuários de tablets declaram que, atualmente, assistem mais televisão do que há cinco anos, quando não possuíam o dispositivo.
Em comunicado, o CEO global da BBC, Jim Egan, disse que o estudo comprova que as novas mídias não canibalizaram, mas sim complementaram o uso da televisão e que as pessoas conseguiram harmonizar a utilização das diferentes telas sem ignorar a TV.
A televisão, inclusive, continua sendo a mídia que mais ganha atenção do público. Considerando os devices mais comuns (tablets, smartphones e laptops), a TV continua ganhando o maior tempo dos usuários (42%). Na sequência, aparece o laptop (29%), os smartphones (18%) e os tablets (10%).
Esse uso conjunto das mídias é mais comum, segundo a pesquisa, entre os jovens adultos de 25 a 34 anos, geração que melhor conseguiu equilibrar e inserir as múltiplas telas em seu cotidiano.
Os resultados do estudo também mostraram que, assim como foram acostumadas a ver publicidade na tela da TV, as pessoas também estão dispostas a aceitar as inserções publicitárias em dispositivos móveis – e, até mesmo, a interagir com eles.
A pesquisa foi realizada com espectadores e usuários das mídias móveis da Austrália, Cingapura, Índia, Emirados Árabes, África do Sul, Polônia, Alemanha, França e Estados Unidos.
Descrição Jornalista
Confira a lista dos 10 maiores terremotos já registrados
30/07/2025 14:00
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2377 visualizações
Drones que pintam prédios sozinhos chegam para aposentar andaimes e reduzir custos pela metade
21/07/2025 17:36 1287 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 901 visualizações
28/07/2025 10:05 787 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 765 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 753 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 744 visualizações
Quatro times já estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes de 2029: veja lista
14/07/2025 07:14 725 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 705 visualizações
Câmara dá aval ao TCU para investigar viagem antecipada de Janja à Rússia
03/07/2025 09:55 694 visualizações