Sem categoria 02/04/2013 04:20

Comemorações das "40 horas de Angicos" começam hoje

Por fatorrrh_6w8z3t

Começa hoje a programação das comemorações dos 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, no município de Angicos.
A data será lembrada pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos, com conferências e apresentações culturais que acontecem até a quarta-feira (03).
A programação do primeiro dia será aberta às 14h30, no auditório central do Campus Angicos da UFERSA, com apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos.
Ainda no auditório, às 16h30, o ex-coordenador de círculo de cultura, Dr. Marcos José de Castro Guerra, fará conferência com o tema: “AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?”
As atividades do primeiro dia serão encerradas em frente à Escola Estadual José Rufino, um dos locais onde ocorreu a experiência, a partir das 19h, com apresentações teatrais, círculo de cultura, exibição do filme “40 horas de Angicos” e documentário produzido pelo núcleo de referência da História e Memória da EJA/UFRN, com entrevistas a ex-alfabetizandos.
No segundo dia de evento, as atividades retornam para o auditório do Campus Angicos da UFERSA, onde haverá lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA), numa Edição Especial intitulada “Angicos 50 anos depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas 40 horas”, a partir das 8h.
Logo após, os professores Moacir Gadott, do Instituto Paulo Freire, e Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal  comandam mesa redonda sobre a influência de Paulo Freire nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista