Poderes 04/11/2024 11:48
Equilíbrio de Poderes não é estático, diz Dino
Poder Judiciário desempenha protagonismo fortemente associado a demandas de diferentes atores, escolhendo em que prédio entra nos termos da Constituição, ultrapassando impasse das emendas.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, defendeu na manhã de domingo, 3, a equilíbrio entre os Poderes no cenário político.
Ele observou que, em meio ao impasse das emendas que atormenta o Congresso, o protagonismo do Poder Judiciário está ‘fortemente associado’ a demandas de diferentes atores – partidos políticos, governos estaduais, empresas, entidades de classe.
Flávio Dino considerou que o equilíbrio dos Poderes é condição necessária para o funcionamento adequado do sistema político.
Segundo ele, a dinâmica entre os três poderes não pode ser reduzida a um processo estático.
‘Não cabe ao Judiciário dar o golpe final ou determinar o equilíbrio entre os poderes’, destacou o ministro em seu discurso. ‘O equilíbrio dos poderes é condição necessária para o funcionamento adequado do sistema político, conforme a Constituição‘, acrescentou. Ele abordou a questão da equilíbrio na jurisdição, argumentando que ‘a jurisdição é uma das chaves para o equilíbrio entre os poderes’.
Além disso, ele defendeu a importância da competência das instituições de controle interno e externo, como a Controladoria-Geral da União, no equilíbrio entre os poderes.
O ministro destacou que a equilíbrio é condição necessária para garantir o funcionamento adequado do sistema político do país.
O equilíbrio entre os Poderes não é um estado estático, pois está constantemente em movimento, influenciado pela dinâmica geral da Política, dos mercados e da sociedade civil.
Este é um fator crucial para o funcionamento saudável do sistema político, pois permite que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se mantenham equilibrados e não tentem usurpar o protagonismo de nenhum dos outros.
Quem está no centro da Praça dos 3 Poderes, o coração do sistema político, é quem tem o controle sobre os prédios e as decisões que tomam em nome da sociedade.
De acordo com a Constituição, é essa pessoa que decide em que prédio entra, garantindo que o equilíbrio seja mantido e que nenhum dos Poderes tenha o poder de controlar os outros.
O ministro destacou que o sistema de Jurisdição Constitucional enfrenta um grande desafio, pois o ultraindividualismo, o extremismo, as agressões pessoais como método de debate público e o uso cotidiano das fake news dificultam o processo decisório. Isso gera mais demandas para o sistema, o que pode levar a impasses e a uma falta de equilíbrio entre os Poderes.
Dias após a declaração do ministro, o vice-líder do governo na Câmara, o deputado Rubens Pereira Júnior, apresentou um projeto de lei para regulamentar a apresentação e a execução de emendas parlamentares.
O texto propõe a criação de uma plataforma única para reunir as informações sobre as transferências, o controle da execução das emendas pelo Tribunal de Contas da União e a liberação dos recursos das emendas de bancada só para Estados que representam.
O projeto de lei foi elaborado na esteira das decisões do ministro que suspenderam a execução de emendas até que haja transparência sobre os repasses. Após as decisões, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso iniciaram um diálogo sobre o tema e chegaram a um acordo, materializado no projeto de lei.
Além disso, o ministro se reuniu com o relator do orçamento, Angelo Coronel, e fez sugestões a um outro projeto, de autoria do senador.
Enquanto os parlamentares discutem o texto, o cronograma das ações sobre o orçamento secreto e as emendas PIX segue normalmente.
Um dos próximos passos é a entrega pela Controladoria-Geral da União de relatório sobre emendas parlamentares que beneficiaram ONGs e entidades do terceiro setor entre 2020 e 2024. O prazo para a submissão do documento é 11 de novembro.
Deu no Estadão
Descrição Jornalista
Autista pode comprar carro com 30% de desconto; veja como conseguir
06/12/2025 15:18
As palavras que você não pode dizer na internet
06/12/2025 14:26
Atividade industrial da China encolhe pelo oitavo mês seguido em novembro
01/12/2025 08:00 241 visualizações
O jovem morto após invadir jaula de leoa em João Pessoa: ‘A última etapa de uma tragédia anunciada’
02/12/2025 08:25 128 visualizações
02/12/2025 04:30 117 visualizações
Como ativar conta na Uber que facilita o uso para idosos
01/12/2025 06:34 106 visualizações
Com Messias, STF consolida perfil: saem juízes e juristas, entram ministros de governo
02/12/2025 09:06 105 visualizações
02/12/2025 07:37 103 visualizações
Banco Central lança novo mecanismo para reforçar segurança contra fraudes financeiras; conheça
01/12/2025 07:41 97 visualizações
Chamada de projetos para indústria do Nordeste aprova R$ 113 bilhões em propostas para região
02/12/2025 06:31 97 visualizações
BYD convoca recall de quase 90 mil veículos por falha em baterias
02/12/2025 08:00 96 visualizações
