Censura 20/07/2025 05:07
Lula diz ser ‘inaceitável’ a revogação de visto de ministros do STF pelos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser “inaceitável” a revogação de visto de entrada dos Estados Unidos dos ministros do Supremo Tribunal Federal pelo presidente Donald Trump.
Em nota oficial da Presidência da República divulgada na manhã de sábado, Lula se solidarizou com os ministros da Corte, chamou a medida de “arbitrária e completamente sem fundamento”.
Lula também afirmou que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça” irá comprometer “a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”.
Na sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA, o republicano Marco Rubio, anunciou nas redes sociais ter determinado a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, familiares e “aliados no tribunal”.
A sanção também foi estendida aos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes.
A medida imposta por Donald Trump é mais um passo na escalada de tensão entre o governo americano e o Palácio do Planalto.
Há dez dias, Trump comunicou por carta ao governo brasileiro que iria impor uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos EUA a partir de 1º de janeiro.
Já nesta semana, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA abriu uma investigação sobre o Brasil devido a supostas práticas comerciais desleais, incluindo o Pix.
O objetivo é averiguar se elas estão restringindo de forma injusta as exportações americanas ao Brasil.
“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.
A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.
Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.”
Ao justificar a revogação dos vistos, Marco Rubio afirmou que presidente Donald Trump “deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”.
“A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, disse o secretário de Estado na publicação feita no X.
A medida foi anunciada após Moraes impor medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que passou a usar tornozeleira eletrônica na sexta-feira. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro e na sede do PL em Brasília.
“(Trump) deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.
A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.
Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”
Deu em O Globo
Descrição Jornalista
Médico revela quantidade ideal de banhos por semana para quem tem mais 60 anos e faz um alerta
06/07/2025 11:14 2210 visualizações
Jornalista revela reação de Renato Paiva ao ser demitido pelo Botafogo
01/07/2025 11:15 1718 visualizações
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
03/07/2025 04:49 828 visualizações
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42 677 visualizações
Oito partidos vão ao STF para garantir derrubada dos decretos que aumentam o IOF
04/07/2025 09:06 665 visualizações
Lula sugere que Trump se sentiu ameaçado por BRICS e criação de uma nova moeda
11/07/2025 09:05 665 visualizações
Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”
09/07/2025 10:20 651 visualizações
Câmara dá aval ao TCU para investigar viagem antecipada de Janja à Rússia
03/07/2025 09:55 628 visualizações
Quatro times já estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes de 2029: veja lista
14/07/2025 07:14 628 visualizações
Festival Gastronômico de Martins é aberto com apoio do Governo do RN
12/07/2025 11:10 617 visualizações