Guerras 17/06/2025 10:20

Urgente: EUA recomendam saída imediata de cidadãos americanos do Irã

O governo dos  emitiu nesta segunda-feira (16) uma recomendação urgente para que todos os seus cidadãos deixem imediatamente o território iraniano.

Em nota oficial, o Departamento de Estado reforçou que os riscos enfrentados por americanos no  são “graves e crescentes”, em meio à intensificação dos conflitos com .

“Os cidadãos americanos não devem viajar para o Irã por nenhum motivo e devem deixar o país imediatamente se já estiverem lá. Aqueles que não puderem sair devem estar preparados para se refugiar em suas casas por longos períodos”, afirma o comunicado do Departamento de Estado.

Relações diplomáticas interrompidas e assistência restrita

Como os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas com o Irã, a assistência consular é realizada pela Embaixada da Suíça em Teerã, que representa os interesses norte-americanos no país. No entanto, a embaixada está fechada até novo aviso, o que limita drasticamente o apoio possível aos cidadãos americanos.

Conflito armado segue pelo quarto dia consecutivo

Enquanto isso, os ataques entre Israel e Irã completam quatro dias consecutivos de confrontos armados, com um saldo de mais de 220 iranianos e 24 israelenses mortos, além de centenas de feridos.

A escalada de violência não dá sinais de recuo e intensifica o clima de insegurança na região.

Deu em ContraFatos

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista