Tecnologia 23/11/2024 12:18
Revolução tecnológica: futurista “máquina de lavar humanos” retorna em 2025 no Japão para transformar a forma de tomar banho
Após mais de cinco décadas, a revolucionária ideia da “máquina de lavar humanos” está prestes a voltar com força total. O relançamento está programado para acontecer na Expo Osaka Kansai, em abril de 2025, no Japão.
A “máquina de lavar humanos”, que causou furor na Exposição Mundial do Japão em 1970, está passando por uma reinvenção completa, tanto em design quanto em tecnologia.
A versão original, apresentada pela Sanyo Electric Co. (atual Panasonic Holdings), não chegou a se popularizar comercialmente. No entanto, a Science Co., empresa japonesa com sede em Osaka especializada em chuveiros, decidiu resgatar a ideia e atualizá-la para os dias de hoje.
Batizada de “Mirai Ningen Sentakuki” (máquina de lavar humanos do futuro, em tradução livre), o dispositivo promete oferecer uma experiência inovadora.
Segundo o jornal Asahi, a máquina será uma das principais atrações da Expo Osaka Kansai 2025, onde os visitantes poderão não apenas fotografar o equipamento, mas também experimentar um banho futurista.
O presidente da Science Co., Yasuaki Aoyama, afirmou em uma palestra recente no Japão que o desenvolvimento da nova máquina já está 70% concluído.
“Planejamos oferecer a 1.000 visitantes a oportunidade de usá-lo durante a exposição”, revelou. Além disso, a empresa planeja lançar versões para uso doméstico, transformando o conceito em uma solução prática e acessívelComo funciona a “máquina de lavar humanos”
O design da nova máquina lembra a cabine de comando de um caça a jato, com uma tampa transparente que se abre pela parte de trás.
Para começar, o usuário se senta em um assento central, onde sensores inteligentes medem sinais vitais como o pulso e ajustam a temperatura da água para um banho confortável.
Mas a tecnologia não para por aí.
Um sistema de inteligência artificial analisa o estado emocional do usuário, projetando imagens relaxantes ou estimulantes na parte interna da tampa transparente, criando uma experiência personalizada. O ciclo completo de lavagem e secagem dura apenas 15 minutos.
A primeira versão da “máquina de lavar humanos”, chamada Ultrasonic Bath, foi apresentada na Exposição Mundial de 1970.
A banheira em formato de ovo usava ondas de ultrassom e bolas de plástico para massagear o corpo dos usuários. A inovação atraiu milhares de visitantes e deixou uma marca na memória de muitos, incluindo o próprio Yasuaki Aoyama, que na época era apenas uma criança.
“Fiquei entusiasmado, pensando no tipo de futuro que haveria”, contou Aoyama, relembrando as filas para ver a invenção. Agora, como presidente da Science Co., ele está realizando o sonho de atualizar a máquina para os padrões modernos e apresentá-la ao mundo na Expo 2025.
Com a “máquina de lavar humanos”, o Japão reafirma seu papel como líder em inovação e criatividade, prometendo surpreender o público global com uma experiência tecnológica sem precedentes.
Deu em CPG
Descrição Jornalista
Tarcísio: acusações contra Bolsonaro carecem de provas
23/11/2024 14:08
3 tendências para as redes sociais em 2025, segundo a Meta
16/11/2024 19:05
PCC está disputando eleições, diz Lula a governadores
01/11/2024 11:10