Bebidas 23/11/2024 11:30
Cerveja é a melhor bebida para o churrasco? Prepare-se para uma resposta um tanto amarga
Apesar de parecer a combinação perfeita, ela pode causar sensação de estufamento, além de ser extremamente calórica.
Entre as combinações preferidas das confraternizações brasileiras, poucas são capazes de competir com a união entre a cerveja gelada e o churrasco.
🥩🍺Mas como nenhuma relação é perfeita, a verdade é que, para a saúde, essa combinação está longe de ser a ideal.
Segundo os nutricionistas, os principais problemas quando o assunto é a mistura da cerveja com o churrasco são:
⚠️Os especialistas lembram que nenhum alimento, isoladamente, vai fazer mal para o organismo. O que prejudica realmente são hábitos repetidos no cotidiano que levam a um desequilíbrio.
Na reportagem abaixo, você vai entender mais sobre os problemas que podem ser causados pela combinação entre a cerveja e o churrasco e como minimizar os danos.
A primeira sensação causada pela ingestão do churrasco regado à cerveja é a de inchaço no estômago.
Apesar de parecer que esse desconforto vem da quantidade de carne consumida, ele pode estar muito mais relacionado ao trabalho que a combinação com a cerveja gera para a digestão.
Camille Perella Coutinho, nutricionista e pesquisadora do Food Research Center (FoRC/USP), explica que a sensação é causada por dois ingredientes presentes na cerveja:
“A digestão das gorduras, por si só, já é lenta no organismo. Quando combinada com a ingestão de álcool, o processo fica ainda mais comprometido, prolongando a sensação de ‘comi demais’ “, analisa a nutricionista.
O estufamento pode vir acompanhado de desconforto abdominal, azia e refluxo.
Cíntia Silva, nutricionista e doutora em Nutrição pela USP, afirma que o álcool presente na cerveja também pode contribuir para o processo de desidratação, o que, mesmo que indiretamete, também descelera a digestão.
➡️Um estudo publicado neste ano na revista científica Elsevier também apontou que o processo de metabolização e digestão do álcool, quando consumido com alimentos de origem animal, pode produzir ésteres etílicos de ácidos graxos (FAEEs, na sigla em inglês) no intestino.
A formação desses compostos pode ter implicações para a saúde, comprometendo a barreira intestinal e permitindo a ida de toxinas e microorganismos para a corrente sanguínea.
Além disso, o álcool pode irritar a mucosa intestinal, desencadeando processos inflamatórios.
Camille, que também é doutora em Química e Bioquímica de Alimentos pela USP, pondera que, apesar desses efeitos observados, o consumo ocasional do churrasco não consegue, sozinho, causar problemas sérios à saúde.
Deu em G1
Descrição Jornalista
3 tendências para as redes sociais em 2025, segundo a Meta
16/11/2024 19:05
PCC está disputando eleições, diz Lula a governadores
01/11/2024 11:10