Eleições 06/10/2022 10:05

Eleições 2022: cinco revelações sobre voto em Bolsonaro, segundo os dados (2)

E há uma relação mais forte entre os municípios que receberam mais repasses per capita do Auxílio Brasil e a votação em Bolsonaro na comparação com 2018 sobretudo no Norte, mas também no Nordeste e no Centro-Oeste.

2. Bolsonaro ganhou mais votos em municípios menores com maior pagamento de Auxílio Brasil no Nordeste, Centro Oeste e Norte

Essa mudança na base eleitoral de Bolsonaro, com mais votos em municípios menores, foi observada mais nitidamente no Norte e no Nordeste, segundo mostram os dados.

E há uma relação mais forte entre os municípios que receberam mais repasses per capita do Auxílio Brasil e a votação em Bolsonaro na comparação com 2018 sobretudo no Norte, mas também no Nordeste e no Centro-Oeste.

No Sudeste, essa relação também parece existir em algumas cidades, mas no Sul, não.

Ou seja, “no nível agregado”, municípios deram mais votos a Bolsonaro justamente nos locais mais beneficiados pelo Auxílio, contrabalançando a perda das grandes cidades, segundo Meireles.

no nível agregado, municípios deram mais votos a Bolsonaro justamente nos locais mais beneficiados pelo Auxílio, contrabalançando a perda das grandes cidades

CRÉDITO,FERNANDO MEIRELES/CEBRAP No nível agregado, municípios deram mais votos a Bolsonaro justamente nos locais mais beneficiados pelo Auxílio, contrabalançando a perda das grandes cidades

Ele ressalva, contudo, que não é possível fazer uma análise no nível individual – o fato de o Auxílio ter relação com votos nos municípios não implica que foram beneficiários que votaram mais em Bolsonaro: podem ter sido outros eleitores beneficiados indiretamente; ou eleitores de Lula que se abstiveram mais.

Disso dependeria uma pesquisa de boca de urna, que não houve neste ano.

“É muito provável que o Auxílio tenha influenciado a decisão de voto. Talvez a pessoa que recebeu o benefício considerou votar mais no Bolsonaro, talvez ela já votaria no Bolsonaro, mas talvez não compareceria. Mas talvez tenha ficado mais propensa a comparecer, pois quer “ajudar” o governo para que o benefício continue sendo pago”, diz Meireles à BBC News Brasil.

“Mas no nível de agregação dos municípios, não temos como fazer essa afirmação. É preciso lembrar que o efeito do Auxílio Brasil no município não incide somente para as pessoas que recebem o benefício”.

“Se a gente pensar num município do interior, quando há muitas pessoas pobres que de uma hora para outra passam a receber o Auxílio Brasil, o comércio local muda, várias pessoas passam a ter outro perfil de consumo. A realidade das famílias também, e isso altera várias dinâmicas de socialização dessas pessoas”.

“Por exemplo, elas podem se encontrar mais, fazer mais almoços de família, se preocupam menos com desemprego, têm mais acesso a lazer e cultura”.

“O Auxílio Brasil tem efeitos que vão além do eixo do benefício individual da renda. Ou seja, afeta a população de um município como um todo”.

Meireles conclui: “Não dá para cravar, portanto, se o Auxílio Brasil teve um efeito diretamente sobre o beneficiários ou se foi por outras razões que que Bolsonaro aumentou sua votação. Mas o que os dados mostram é que essa relação entre a maior votação em municípios menores e o pagamento do benefício nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, principalmente.”

Deu na BBC

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista