Governo do Estado 28/05/2022 08:30

Governo discute construção de Plano Estadual de Juventude em Conferência

Solenidade de abertura aconteceu nesta sexta (27), na Escola de Governo, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

Regulamentar as ações, os programas e projetos para a juventude. Esse é o objetivo da 4ª Conferência Estadual de Juventude que discute a construção de um Plano Estadual para os jovens no Rio Grande do Norte.

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta (27), na Escola de Governo, Centro Administrativo, com a presença da governadora Fátima Bezerra.

“Desde de que assumimos a gestão do governo, nossa preocupação foi ampliar a atenção, o cuidado e a garantia de direitos para nossos jovens, reconhecendo a juventude também como figura-chave no processo de transformação da nossa sociedade”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.

A etapa estadual acontece nesta sexta e sábado, dias 27 e 28, depois da realização de um processo conferencista em todo o RN. Foram 46 conferências municipais, 3 intermunicipais e 9 conferências livres com 135 delegados eleitos para representarem seus municípios ou segmentos.

“Estamos colocando em prática a prerrogativa que nos levou à criação de uma Secretaria voltada para Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos: a de conversar, ouvir as demandas desta importante parcela da população do Estado e do Brasil, que é a nossa juventude”, ressaltou a governadora.

Para Fátima Bezerra, um dos maiores desafios a ser enfrentado não só no Estado, como em todo o país, é viabilizar mais oportunidades e combater a violência que atinge a juventude.

“Desde que assumimos, em 2019, conseguimos reduzir em 23,7% o número de assassinatos de jovens negros no nosso Estado que tem mais de 570 mil jovens com até 24 anos, e uma taxa de desocupação em torno de 30%”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

Para ela, isso leva ao segundo desafio que é proporcionar geração de renda para a juventude. “E, graças a Deus, estamos conseguindo na nossa gestão”, afirmou Fátima.

Como exemplo, a governadora citou o Programa CredJovem, que concede créditos de até R$ 12 mil para jovens empreendedores, numa parceria entre AGN, Semjidh e Sebrae.

Além disso, o Governo do RN instituiu que nenhum recurso público do Estado irá para empresas que não respeitem a cota de aprendizes obrigatória, através do RN Aprendiz.

Como professora, a governadora destacou a importância da educação, pontuando algumas ações do governo, como a entrega do novo prédio da UERN na Zona Norte de Natal. Um espaço de conhecimento, ensino, pesquisa e extensão voltado 90% para alunos oriundos da Escola Pública.

A governadora falou também sobre o Programa Nova Escola Potiguar. Um conjunto de ações que visa a criação do Instituto de Educação Técnica e Profissionalizante do Estado. Serão construídos 12 IERN´s e mais 11 Centros Estaduais de Educação Profissional.

Também serão construídas novas escolas estaduais e reformadas unidades estaduais de ensino.

Ao todo, o programa vai envolver 182 Escolas Estaduais construídas, reformadas e equipadas.

Depois de quase seis meses de construção desde que foi lançada a Conferência, em dezembro de 2021, o subsecretário estadual de Juventude, Gabriel Medeiros, destacou que “a Conferência é o momento máximo de participação popular e de construção da nossa política, mas ela representa mais do que isso, o compromisso com nosso Estado. E o governo da professora Fátima é um exemplo de construção de espaços de participação. Aqui chegamos ao cume do processo que envolveu mais de 4.500 jovens que deram sua opinião, levantaram sua voz e terão sua opinião escutada e inserida no Plano Estadual de Juventude”.

“Hoje vamos estar debatendo sobre a juventude negra, contra o genocídio da população jovem e contra as violências que nos afetam. Lutas que fazem com que a nossa vida valha a pena, que elas importam”, avaliou a presidenta do Conselho Estadual de Juventude, Lia Araújo.

Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcos Barão, elogiou a mobilização local.

“Isso que vocês estão experimentando aqui é histórico, é muito importante. A gente tá falando de uma conferência estadual construída na articulação com 61 municípios e talvez vocês não tenham essa perspectiva nacional, mas a maior parte dos estados do Brasil não conseguiu realizar suas conferências estaduais. A maior parte ainda não realizou. E quando a gente vem ao Rio grande do Norte e a gente vê uma conferência ampla, plural como essa e que hoje tem aqui um conjunto de autoridades muito relevante reafirmando o seu compromisso com uma política de estado, é muito importante”, pontuou.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista