Governo do Estado 25/05/2022 04:57

Audiência discute melhorias para São Miguel do Gostoso

Município que é um dos principais destinos turísticos do RN vai ganhar câmeras de monitoramento e terá sistema de abastecimento de água ampliado

Recuperação de estradas, ampliação do sistema de abastecimento de água, reforma de escola e segurança pública foram os principais temas discutidos nesta terça-feira (24) em audiência de comitiva de São Miguel do Gostoso, liderada pelo prefeito José Renato Teixeira, com a governadora Fátima Bezerra.

Com 10.441 habitantes, 20% a mais do que tinha em 2010 quando foi realizado o último censo demográfico do IBGE, o município enfrenta problemas de abastecimento de água.

O sistema, hoje operado por um serviço autônomo (SAAE), precisa ser ampliado para atender a demanda crescente em função do fluxo de turistas, do aumento da população e da construção de novos empreendimentos.

Durante a reunião ficou acertado que a CAERN vai substituir dois quilômetros de tubulação da Adutora Boqueirão, num investimento estimado de R$ 2 milhões.

Além disso, será criado um grupo de trabalho para discutir aspectos jurídicos referentes à transferência do sistema para a CAERN.

Sobre as estradas, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, que também está à frente da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (Segri), informou que duas rodovias de acesso a São Miguel do Gostoso estão incluídas no programa de recuperação de estradas do Governo Cidadão e que o DER vai realizar uma ação emergencial na RN-221, no trecho entre sede do município à BR-101, tão logo as chuvas derem uma trégua.

A segurança de São Miguel do Gostoso, um dos principais destinos turísticos do RN, será reforçada com a instalação de sistema de videomonitoramento, no valor de R$ 190 mil, recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Rafael Motta.

O projeto prevê a instalação de dez câmeras interligadas a uma central de monitoramento instalada na própria cidade.

Escola

Até o final de setembro será assinada a ordem de serviço para reforma e ampliação da Escola Estadual Olímpia Teixeira, que tem 600 alunos matriculados, 100 a mais do que no ano passado.

O projeto será encaminhado à Secretaria de Infraestrutura para que seja aberto o processo licitatório. “A Maria Olímpia será uma nova escola.

O problema aqui é só a questão burocrática porque o dinheiro para a reforma está assegurado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A secretária de Turismo, Ana Maria Costa, informou que a Setur vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais de Touros, São Miguel e Pedra Grande para desenvolvimento de novas experiências turísticas e adiantou que o Governo do RN dará apoio a dois eventos culturais previstos para São Miguel do Gostoso: o Fest Bossa & Jazz e a Mostra de Cinema de Gostoso.

Para atendimento das famílias de baixa renda, informou a governadora Fátima Bezerra, o Programa do Leite será retomado na segunda quinzena de junho, com a distribuição de 1.500 litros diários.

“Foi uma reunião muito produtiva que tivemos com a governadora Fátima Bezerra, principalmente sobre as questões mais urgentes, como abastecimento de água e estradas. Nossa expectativa é que teremos água de qualidade daqui a quarenta dias”, definiu o prefeito Renato Teixeira, conhecido como Renato de Doquinha. Ele estava acompanhado do vice-prefeito João Eudes Rodrigues e do presidente da Câmara Municipal, Azenate da Câmara Cruz.

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista