Música 19/05/2022 18:00

Morre o compositor Vangelis, de “Carrugem de fogo” e “Blade Runner”

Vangelis foi responsável por trilhas sonoras que fizeram muito sucesso, como a de Carruagem de Fogo, pela qual ganhou o Oscar em 1981.

O compositor grego Vangelis morreu aos 79 anos, na terça-feira (18), segundo a agência grega ANA.

Não foi informada a causa da morte.

O primeiro-ministro grego lamentou nas redes sociais a morte.

“Vangelis Papathanassiou não está mais conosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis”, escreveu Kyriákos Mitsotákis.

Vangelis foi responsável por trilhas sonoras que fizeram muito sucesso, como a de Carruagem de Fogo, pela qual ganhou o Oscar em 1981.

Também foi responsável pela trilha de Blade Runner, entre outras.

Nascido Evángelos Odysséas Papathanassíu, ele começou a carreira tocando em bandas de rock progressivo antes de entrar no mundo das trilhas sonoras – a banda Forminx, formada no início dos anos 1960, fez muito sucesso na Grécia. O artista começou a compor com apenas 4 anos de idade – ele nasceu em 1943 na região da Tessália.

Em 1968, se mudou para Paris, onde montou a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child, junto com Demis Roussos e Loukas Sideras. O grupo acabou quatro anos depois. A carreira como compositor de trilhas começou em 1973, quando trabalhou para dois filmes do francês Frederic Rossifi.

Deu em Correio

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista