Guerras 15/03/2022 09:54

Ucranianos usam metralhadora soviética da Segunda Guerra para combater russos

Um equipamento tem chamado atenção especialmente nas trincheiras da Ucrânia. Trata-se da metralhadora DP-28 Degtyaryov, de fabricação soviética, usada na Segunda Guerra Mundial.

As forças ucranianas, sem os mesmos recursos que os inimigos, estão tendo que improvisar ou usar armas consideradas obsoletas para enfrentar os invasores russos.

Um equipamento tem chamado atenção especialmente nas trincheiras da Ucrânia. Trata-se da metralhadora DP-28 Degtyaryov, de fabricação soviética, usada na Segunda Guerra Mundial.

O armamento, de 1943, é exibido com orgulho por um veterano que se identifica como Ronnie, de acordo com o “Sun”.

“Tenho quase 57 anos e estive em guerra em Donbass (região separatista) em 2014. Quando o inimigo veio à minha terra, peguei novamente minha arma para combatê-lo. Ela foi feita para durar. É uma arma perfeita”, disse ele, que não é o único a ostentar uma DP-28 Degtyaryov.

Até mesmo um equipamento medieval tem sido visto nas batalhas. São os caltrops — estrepes de metal pontiagudos que eram utilizados por guerreiros na Idade Média.

Uma empresa que os fabricava apenas para fantasias e cosplays está voltando a produção para abastecer as forças ucranianas.

“As trincheiras nos fazem pensar na Primeira Guerra Mundial e é estranho vê-las em 2022, mas elas são uma parte da defesa. Eles têm lançadores de foguetes antitanque, mas estão todos muito orgulhosos de suas armas antigas. Eles estão combinando a nova tecnologia com o estilo antigo e estão prontos para proteger a cidade”, disse Emile Ghessen, documentarista e veterana da Marinha britânica.

A tática foi marcante nas batalhas da Primeira Guerra Mundial. As trincheiras se espalham ao redor de Kiev, a capital ucraniana, e agora estão protegidas com lança-mísseis terra-ar britânicos.

“Estamos aqui (nas trincheiras) há duas semanas. Estamos esperando os russos”, disse um soldado ucraniano em trincheira.

Deu em Extra

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista