Vacina 06/12/2021 09:30

Com 46% das exportações, China lidera venda de vacinas contra covid

União Europeia é a 2ª colocada no ranking elaborado pela OMC, seguido dos Estados Unidos.

A China lidera o ranking de exportações de vacinas contra o coronavírus. Encaminhou 1,3 bilhão de doses até 31 de outubro, o equivalente a 46% do total mundial.

Os dados são da OMC (Organização Mundial do Comércio).

A União Europeia está em 2º lugar, com 30,3% das exportações, seguido dos Estados Unidos, que exportaram cerca de 300 milhões de doses, o que equivale a 10,4% do total.

A OMC comparou o local onde as vacinas são produzidas com o local em que elas são administradas. A maioria das vacinas utilizadas na Ásia, Europa e América do Norte são produzidas localmente. Já os demais continentes dependem de acordos de compra ou doações para vacinar suas populações….

A maior parte da movimentação de vacinas –75%– foi negociada em acordos bilaterais. Doses fornecidas em contratos com o Covax, consórcio da Organização Mundial de Saúde, e com o Fundo Africano de Aquisição de Vacinas somam 8,9%, enquanto doações equivalem a 13,6%.

O relatório também indica que os países mais ricos importaram mais vacinas em relação ao tamanho de suas populações. Nações de alta renda importaram doses o suficiente para 52% dos habitantes, enquanto que nos países de baixa renda, o percentual é de 13,9%.

Deu em Poder360

 

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista