Vacina 31/07/2021 09:09

Covid: Fiocruz anuncia início de ‘produção 100% nacional’ de vacinas

Estimativa é que imunizantes totalmente produzidos no país sejam distribuídos no último trimestre de 2021; fundação diz já ter entregado 80 milhões de doses.

Estimativa é que imunizantes totalmente produzidos no país sejam distribuídos no último trimestre de 2021; fundação diz já ter entregado 80 milhões de doses.

Em nota divulgada nesta sexta (30) à noite, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou ter entregado 80,4 milhões de doses de vacina contra a Covid ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Cerca de 2,2 milhões de doses foram entregues hoje.

Desse total, segundo a fundação, 76,4 milhões foram processados na Fiocruz e 4 milhões foram importados prontos do Instituto Serum, da Índia.

A Fiocruz anunciou também o início da fabricação do que chamou de “primeiro lote de pré-validação” com o Ingrediente Farmacêutico Ativo feito em Bio-Manguinhos, sua unidade fabricante de vacinas —ou seja, produção 100% nacional.

“Serão produzidos dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de controle de qualidade em Bio-Manguinhos e comparabilidade junto à AstraZeneca”, informa a nota da fundação.

Também serão enviados à Anvisa os documentos necessários para solicitar a alteração no registro da vacina, incluindo o novo local de fabricação do IFA, condição necessária para entrega do produto ao PNI.

Segundo a Fiocruz, a previsão é que as doses 100% nacionais da vacina de Oxford/AstraZeneca comecem a ser entregues no último trimestre deste ano.

Deu em O Antagonista

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista