Câmara Federal 17/06/2021 08:51

Câmara aprova lei que ameniza e até impede punir crime de improbidade

Acusado de desvirtuar texto original, relator petista Zarattini diz que lei atual "pune tudo"

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) a proposta que revisa a Lei de Improbidade Administrativa.

Foram rejeitados todos os destaques e o texto segue agora para o Senado.

A principal mudança prevista é a punição apenas para agentes públicos que agirem com dolo, ou seja, com intenção de lesar a administração pública.

Acusado de desvirtuar o projeto original pelo próprio autor, deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP), o relator Carlos Zarattini (PT-SP) disse que objetivo é permitir que administradores tenham as condições de exercer suas atribuições sem receios de uma lei que, segundo ele, “hoje permite punir tudo”.

“Queremos restringir essa lei para dar mais funcionalidade à administração pública, mais garantias àqueles que propõem políticas públicas e que são eleitos com base nas suas propostas, e que muitas vezes não podem colocá-las em ação, em vigor, porque são impedidos por decisões que nada têm a ver com tentativas de combater a corrupção”, disse Zarattini.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), comemorou a aprovação do texto. “Parabenizo aqui todo o esforço da Casa em votar um tema que há muito tempo carecia de uma regulamentação mais justa que trouxesse a coerência da lei para as realidades atuais”, declarou.

Lira ressaltou que o texto aprovado vai evitar distorções e excessos, além de dar racionalidade ao processo, com limite temporal; garantir que não haja uso político-eleitoral da lei para cometer injustiça com servidores; melhorar a tipificação das condutas configuradoras de improbidade; e aumentar a penalidade para atos de gestores desonestos.

“Agora vamos separar o joio do trigo. Somente será punido por improbidade quem agir para lesar efetivamente o Estado”, afirmou.

Deu em Diário do Poder

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista