Economia 14/06/2021 12:00

Atividade econômica cresce 0,44% em abril, segundo o Banco Central

Índice que é considerado uma prévia do PIB mostra alta de 4,77% no primeiro quadrimestre, mas acumula queda de 1,2% em 12 meses

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), teve alta de 0,44% em abril, em comparação com o mês anterior.

De acordo com dados divulgados pelo BC, o indicador aumentou 15,92% em relação a abril de 2020 e acumula alta de 4,77% neste ano. Mas, nos últimos 12 meses, o índice tem queda de 1,2% em relação a idêntico período anterior.

O IBC-Br é usado como base para investidores e empresas nas projeções de curto prazo. No entanto, por não usar a mesma metodologia, pode não refletir exatamente o resultado do PIB e, algumas vezes, fica distante.

O indicador do BC leva em conta variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante determinado período.

Deu no Correio Braziliense

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista