Comércio 04/05/2021 19:21

Fecomércio RN entrega 100 capacetes-respiradores para a rede pública de saúde de Natal

Equipamentos foram comprados após campanha da entidade com diretores, empresários e parceiros e ajudam a reduzir intubações e letalidade dos pacientes com Covid_

O presidente da Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, fez, nesta terça-feira, 4, a entrega de 100 capacetes-respiradores à Prefeitura do Natal. A entrega aconteceu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de campanha de doação liderada pela Federação, que arrecadou mais de R$ 100 mil. Eles permitem a oxigenação simplificada e fora do leito de UTI dos pacientes com Covid-19 internados na rede pública de saúde da capital.

Com isso, reduzem a necessidade de intubação e, consequentemente, os índices de letalidade e até mesmo de agravamento de quadro.

Entre os doadores do capacete Helmet, estão a Fecomércio (28 unidades), o Sindicato do Comércio Atacadista (Sincad), liderado pelo presidente Sérgio Cirne, que viabilizou a doação de 21 equipamentos; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga) e diretor da Assurn, Geraldo Paiva, conseguiu a doação de 15 unidades, além de outros presidentes de sindicatos, diretores da Fecomércio e empresários potiguares.

O capacete Helmet, já vem com todos os acessórios de conexão ao suprimento de oxigênio e aos equipamentos de monitoramento.

“Os capacetes vão contribuir e muito no tratamento dos pacientes da Covid-19. Os capacetes salvam vidas, evita a intubação por dar um suporte ventilatório maior. Essa ação é de uma importância muito grande para o enfrentamento dessa doença que nos atormenta a mais de um ano”, agradeceu o prefeito Álvaro Dias.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, completou afirmando que a ação encabeçada pela Fecomércio é de “solidariedade e responsabilidade social” perante a população.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, relembrou que quando foi informado do pleito da Prefeitura, reuniu a equipe da Fecomércio para ação e estipulou uma meta de 100 capacetes para primeira fase da campanha de doação.

“Procuramos os presidentes dos sindicatos filiados à Federação, empresários, parceiros. Explicamos os benefícios do equipamento, que vai aliviar o dia-dia das pessoas hospitalizadas. Encabeçamos essa campanha porque entendemos que a luta é de todos e faz parte do nosso papel ajudar a minorar os efeitos negativos da pandemia”, afirmou Marcelo Queiroz.

Participaram, ainda, da entrega o vice-presidente do Sindilojas RN, George Ramalho; Luzia Diva, presidente do Sincofarn (Sindicato de Farmácias); Luiz Lacerda, vice-presidente da Fecomércio e da Redecon, Raniery Pimenta, diretor Executivo da Fecomércio; Laumir Barrêto, diretor de Relações Institucionais da Fecomércio; Santa Rosa, presidente do Sicoob RN, além dos secretários Joham Xavier (Governo), Fernando Fernandes (Turismo) e Danielle Mafra (Executiva).

Fonte e fotos: Assessoria

 

Ricardo Rosado de Holanda



Descrição Jornalista