Empresas 27/03/2021 09:25

CTR Potiguar: aterro sanitário privado do RN está pronto para entrar em operação

Após todo processo de licenciamento, a Central de Tratamento de Resíduos - CTR Potiguar localizada no município de Vera Cruz, Região Metropolitana de Natal, finaliza os últimos preparativos para entrar em operação.

Após todo processo de licenciamento, a Central de Tratamento de Resíduos – CTR Potiguar localizada no município de Vera Cruz, Região Metropolitana de Natal, finaliza os últimos preparativos para entrar em operação.

Nesta semana, o primeiro aterro sanitário privado do Rio Grande do Norte recebeu a visita do prefeito do município e da diretoria do Idema, onde constataram a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda na localidade.

“Desde o início das obras priorizamos trabalhadores locais e isso também vai acontecer quando entrarmos em operação nos próximos dias. Foram mais de cem pessoas trabalhando inicialmente, agora outras dezenas e isso é muito relevante no atual cenário econômico”, ressaltou o diretor da CTR Potiguar, Caio Magno.

O prefeito de Vera Cruz Marcos Cabral comentou a importância do empreendimento:

“A chegada do aterro sanitário ao nosso município traz vários benefícios. Em primeiro lugar segurança ambiental, pois finalmente nos adequaremos à nova legislação, acabando com o lixão municipal que foi motivo de tantas ações do MPRN. Agora teremos a destinação correta do nosso lixo e a Central também promove vários empregos aos nossos munícipes. Isso é renda para as famílias e também para cidade, porque gera ICMS, proporcionando uma renda própria para ser investida em melhorias para nossa população” explicou.

A diretoria do Idema, representada pelo diretor-geral Leon Aguiar e Werner Farkatt, diretor técnico, também esteve no aterro sanitário juntamente com fiscais que fazem parte do órgão ambiental do RN.

Leon Aguiar destacou a solução sustentável diante da deficiência dos municípios de cumprirem as metas das políticas de resíduos sólidos e uma nova perspectiva reforçada pelo pioneirismo da Central:

“A gente vê o espirito dos empreendedores da CTR Potiguar de buscar novas tecnologias, fazer uma atividade cada vez mais inovadora não só para aterrar o lixo, mas para evitar aterrar o lixo, a reutilização, a reciclagem, tudo isso tem sido buscado e ficamos felizes em ter uma solução assim no nosso Estado”, ponderou.

Diretor da CTR Potiguar, Dâmocles Trinta comentou a satisfação pelo reconhecimento do Idema com o trabalho realizado:

“é muito bom podermos oferecer uma nova perspectiva aos pequenos municípios e para todo esse setor do RN, um compromisso com o desenvolvimento sustentável. E esse reconhecimento vindo do órgão que foi responsável por todo licenciamento e fiscalização mostra que estamos no caminho certo”.

A Central de Tratamento está pronta para receber e processar resíduos sólidos de diversas cidades potiguares. A capacidade do aterro é de atender a demanda de até 1,150 milhões de pessoas. O empreendimento tem vida útil de 20 anos e capacidade para receber 537 toneladas de lixo por dia, podendo aumentar conforme a necessidade.

Números da CTR Potiguar

  • 50,2 hectares é a área do empreendimento, sendo 14,63 hectares de mata preservada e 35,27 hectares de área construída.
  • 1.150.000 pessoas é a capacidade de alcance do aterro, ou um terço do RN.
  • 537 toneladas por dia é a capacidade atual de manejo.
  • 123 pessoas foram necessárias para construir e operar o aterro.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista