Empresas 24/03/2021 11:22

Carrefour compra a rede brasileira Big, que pertence ao Walmart e Advent International

Grupo francês pagará sete bilhões de reais em dinheiro e ações para ampliar sua presença no país

Grupo Carrefour anunciou nesta quarta-feira que ampliará sua presença no Brasil ao adquirir a rede Big, terceiro maior varejista de alimentação do país, que atualmente pertence ao Walmart e Advent International.

A operação totalizará sete bilhões de reais, segundo nota divulgada pelo conglomerado francês.

A rede disse que essa aquisição reflete sua aposta no potencial de crescimento do mercado brasileiro. “Permitirá ao Carrefour Brasil oferecer aos consumidores brasileiros uma gama mais ampla de produtos e serviços a preços mais competitivos”, afirma um comunicado.

Segundo a companhia, a aquisição permitirá importantes sinergias já no primeiro ano, oferecendo uma contribuição líquida de 1,7 bilhão de reais ao Ebitda (lucro operacional) em um prazo de três anos após a conclusão da compra. Os dois grupos faturam conjuntamente cerca de 100 bilhões de reais por ano, mantendo 876 lojas que empregam 137.000 pessoas.

O Carrefour, que opera no país desde 1975, abastece os supermercados Atacadão e é o maior grupo varejista do Brasil. Com esta operação, assume também a terceira maior rede de supermercados. “A aquisição do Grupo Big é um grande movimento de transformação para o Carrefour Brasil e reforça ainda mais nossa liderança”, disse no comunicado o presidente e diretor-executivo da empresa, Alexandre Bompard.

Com a aquisição, o Carrefour Brasil operará também em um novo segmento de mercado sob o formato Sam’s Club, através de um acordo de licenciamento com o Walmart.

Este modelo se baseia em um sistema de filiação e conta com dois milhões de membros. A aquisição será paga 70% em dinheiro e 30% na forma de ações da filial brasileira do Carrefour. Desta forma, reduzirá sua participação de controle de 71,6% para 67,7%.

A operação ainda está pendente da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE, órgão regulador da concorrência no Brasil) e dos acionistas do Carrefour Brasil, além das condições habituais nesse tipo de operação corporativa. Se essas etapas forem superadas, a aquisição deve ser concluída em 2022.

Desta forma, a rede francesa mantém sua estratégia apesar da crise do coronavírus. Nas últimas semanas, por exemplo, já completou a compra das 172 lojas da rede Supersol na Espanha, depois de receber autorização das autoridades antitruste do país.

Deu em El País

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista