Mandato Parlamentar 03/03/2021 06:45

Processo seletivo no gabinete de deputado do Novo tem teste ideológico

Vereador também aderiu. Advogado fala em discriminação

Deputados e vereadores de diversos estados e municípios do Brasil estão optando por um curioso método de avaliação para a escolha de assessores parlamentares: o teste ideológico, que tem como objetivo medir as bandeiras políticas dos postulantes às vagas abertas em gabinetes.

Entre os que optaram pela alternativa, está o deputado federal Paulo Ganime, atual líder da bancada do partido Partido Novo na Câmara dos Deputados. O gabinete do congressista eleito pelo Rio de Janeiro está com um processo seletivo aberto para a vaga de assessor legislativo. O salário, que poderá variar de R$ 6 mil a R$ 8 mil, possui como um dos critérios de classificação a ideologia do candidato.

Ao Poder360, Ganime afirmou que o partido Novo é um partido ideológico e que o mandato é guiado por essa característica, mas pondera que, na maioria das vezes a equipe do deputado não elimina por desalinhamento, exceto os que considera “absolutos”.

“Para cada cargo no gabinete, o teste ideológico tem uma função diferente. O método de avaliação de bandeiras políticas é importante porque, em alguns cargos, o profissional estará me representando em reuniões e outros compromissos. Se a pessoa não tiver alinhamento, como ela vai conseguir entregar uma percepção dos valores, princípios e visão do meu mandato?”, diz Ganime.

Questionado pelo Poder360 sobre a possibilidade do método limitar a diversidade de opiniões, o deputado afirmou que o seu mandato não precisa representar pluralidade, mas sim a própria visão política:

“A pluralidade é exercida pelos eleitores que votaram em congressistas com visões diferentes. O meu mandato representa uma visão política e ele não precisa ter pluralidade. Ele tem que ter alinhamento com aquilo que eu acredito, que é aquilo que meus eleitores acreditam”, diz.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista