Comportamento 15/02/2021 07:37

Covid: média de casos aumenta pelo menos 10% depois de datas comemorativas

51% duas semanas depois do Ano Nov. Mais de 20% após as eleições de 2020. Leia levantamento feito pelo Poder360

Aglomeração em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, durante madrugada do domingo de Carnaval. Estados suspenderam festividades e ponto facultativo para evitar o aumento de casos

O Brasil é o 2º país com mais casos de covid-19.

Mais de 9 milhões já foram infectados. Levantamento do Poder360 indica que o registro de diagnósticos aumenta depois de feriados, quando pessoas reúnem-se em maior número apesar das recomendações de distanciamento social.

A análise compara a média móvel de novos casos nas datas comemorativas e depois de duas semanas. Especialistas afirmam que existe uma maior probabilidade de transmitir o vírus em até 14 dias após o início da infecção.

Foram considerados os feriados a partir de novembro de 2020 e os 2 turnos das eleições. A menor variação foi de 10%, depois do Natal.

Leia infográfico sobre as variações:

O maior aumento se deu depois do Ano Novo. Em 1º de janeiro, a média de novos casos estava em 36.003. Quatorze dias depois, saltou para 54.255.

O mesmo fenômeno pode se repetir no Carnaval. A maioria dos Estados cancelou as festividades e manteve o funcionamento do serviço público, mas aglomerações foram registradas em diversas praias pelo país e estabelecimentos foram interditados.

O efeito das festas clandestinas poderá ser mensurado no início de março.

ENTENDA O QUE É MÉDIA MÓVEL
O número de casos diários pode sofrer variações abruptas, sobretudo porque nos fins de semana há sempre menos casos relatados. Uma forma de minimizar essas distorções é a média móvel de 7 dias.

Como o nome indica, soma-se o número de diagnósticos reportados a cada 7 dias e divide por 7. Assim, é possível obter uma média de quantos casos foram confirmados por dia naquele período.

A média de novos casos ficou acima de 50.000 de 9 de janeiro a 2 de fevereiro. No domingo (14.fev), ficou em 44.268.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista