Comportamento 05/02/2021 09:52

Pesquisa mundial revela quais são os países que mais resistem tomar alguma vacina contra o Covid-19

Uma pesquisa da consultoria Kantar Public divulgada nessa 5ª feira (4.fev.2021) mostra que os franceses são os que têm mais resistência em tomar alguma vacina contra a covid-19.

Uma pesquisa da consultoria Kantar Public divulgada nessa 5ª feira (4.fev.2021) mostra que os franceses são os que têm mais resistência em tomar alguma vacina contra a covid-19.

Em seguida estão os norte-americanos.

Na França, 37% dos cidadãos disseram que definitivamente ou muito provavelmente não devem se vacinar.

O percentual é de 26% nos Estados Unidos, de 23% na Alemanha, de 17% na Holanda, de 14% no Reino Unido e de 12% na Itália.

O levantamento foi feito de 13 a 26 de janeiro, em 7 países: Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Holanda, Índia e Estados Unidos. Foram feitas 7.133 entrevistas, de maneira virtual.

A pesquisa revela que existe uma correlação entre a confiança no governo e a resistência à vacina.

Por exemplo, apenas 11% dos cidadãos dos Estados Unidos e 13% dos franceses afirmaram que seus governos são confiáveis ao fornecer informação sobre imunizantes. O percentual dos que confiam sobe para 30% na Holanda e no Reino Unido.

Na Índia, 82% dos entrevistados disseram que definitivamente irão se vacinar. A confiança no governo em relação às vacinas é de 44%.

A resistência à vacina permanece na França, na Alemanha e nos EUA, onde há uma chance duas ou 3 vezes maior de que os cidadãos confiem mais no médico de família do que no governo”, disse Emmanuel Rivière, diretor de pesquisas internacionais da Kantar Public.

Isso claramente deveria se refletir nas campanhas de vacinação dos governos.

Entre os 7 países que participaram do levantamento, o Reino Unido é o que tem a campanha de vacinação mais adiantada, segundo o Our World in Data. Mais de 60% dos cidadãos britânicos disseram que estavam satisfeitos ou muito satisfeitos com a velocidade da vacinação.

Na França, país com uma das menores taxas de vacinação da União Europeia, o nível de satisfação cai para 31%. A taxa de insatisfação com a velocidade da imunização é maior na Holanda: 58%. Dos países que participaram da pesquisa, a Índia é o que tem menor taxa de vacinação.

Segundo a pesquisa, a Índia é o país que mais confia nas redes sociais como fonte de informação sobre as vacinas: 26%. A taxa é bem menor em países como Alemanha (5%), Itália (4%) e Holanda (4%).

A pesquisa mostrou que, em geral, os homens são os que menos rejeitam a vacina –74% responderam que definitivamente ou provavelmente se imunizariam. Entre as mulheres, o percentual é de 69%.

A resistência é maior entre os mais jovens. Na média dos países participantes, 32% dos entrevistados de 18 a 24 anos responderam que pretendem se vacinar.

BRASIL

A rejeição a uma vacina contra o coronavírus cresceu 10 pontos percentuais em 15 dias e chegou a 21% no Brasil, indica pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 de fevereiro de 2021.

No período, a proporção da população que pretende se imunizar caiu de 78% para 71%.

A queda da intenção em se vacinar vem em momento que o Brasil expande sua campanha de imunização. Mesmo com doses ainda insuficientes, os Estados e municípios estão “filtrando” os grupos de maior risco para receberem 1º as doses já disponíveis.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas em 519 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os mais jovens, de 16 a 24 anos, são os que mais rejeitam a vacina contra a covid (33% não pretendem tomar). Já quando consideram-se só os que têm 60 anos ou mais, a taxa cai para 13% (outros 84% querem o imunizante).

Levantamento do Poder360 mostrou que, mesmo com repique de casos e novas variantes, o coronavírus continua atingindo menos os mais jovens: 74,2% dos mortos pela doença tinham 60 anos ou mais. Leia mais dados da pesquisa aqui.

Deu em Poder360

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista