Economia 12/01/2021 09:33

Saída da Ford é “ducha de água fria” em retomada, dizem economistas

Análise é que após um 2020 marcado pela pandemia, vacina e reformas podem ajudar economia, que agora tem revés de peso.

O fim da produção de veículos pela montadora Ford no Brasil, anunciado nesta segunda-feira (11), é considerado por economistas ouvidos pelo R7 uma “ducha de água fria” na economia em um ano em que se espera uma retomada.

A expectativa é que a vacinação e o avanço de pautas econômicas no Congresso podem ajudar o país a sair da recessão, mas a saída de uma empresa de peso em meio à pandemia de covid-19 aumenta a tensão sobre a capacidade de o país resolver seus problemas e voltar a ser atrativo para investimentos.

Para Juliana Inhasz, professora de economia do Insper, os impactos se dão de várias formas. Em primeiro lugar, trata-se de um indicativo de que um negócio não acredita que conseguirá tornar-se rentável no curto prazo.

“Isso sinaliza como a economia está e pode ser um indicador antecedente de como estará. Sinaliza que a gente tem problemas em restabelecer a economia”. afirma.

Além de um impacto no otimismo, ela afirma haver outros reflexos. Um deles é a perda de arrecadação de cidades e estados onde a montadora atuava. Serão fechadas as unidades de Horizonte (CE), Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

Além dos 5 mil empregos diretos que deverão ser fechados, há toda uma economia ligadas a esses serviços, especialmente nesses localidade, o que levará também a perda de postos indiretos.

“No momento que a gente vive, com quase 15 milhões de desempregados, ter mais um contingente de desocupados é preocupante”, afirma Juliana Inhasz.

Outro impacto é no mercado automobilístico, já que diminui a oferta de veículos e a concorrência no Brasil. Além disso, quem quiser um veículo Ford terá que importar e arcar com a alta taxa de

Deu em R7

Foto: Valor Econômico

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista