Idosos 05/01/2021 08:43

Queda de idosos é um perigo. UFRN tem uma cartilha para ajudar a prevenir

O risco de uma queda resultar em fratura óssea é maior entre os idosos.

O risco de uma queda resultar em fratura óssea é maior entre os idosos.

A flexibilidade reduzida das articulações e da musculatura e doenças crônicas como a osteoporose contribuem para esse quadro.

Por isso, a prevenção de quedas durante essa fase da vida deve ser estimulada.

Para auxiliar nesse objetivo, foi produzida a cartilha Orientações de Pre

venção de Queda em Idosos.

O material foi disponibilizado em formato digital no Instagram @edusaudeufrn.

A cartilha resulta das atividades do projeto de extensão EduSaúde, desenvolvido pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), por meio do Departamento de Saúde Coletiva (DSC).

O EduSaúde é coordenado pela professora Flávia Machado (DSC) e visa à confecção de materiais para uso em ações de Educação Popular em Saúde (EPS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde do SUS.

A cartilha foi produzida pela aluna do curso de Saúde, Maria Eloiza da Silva. A publicação chama a atenção para os principais fatores de risco de quedas em idosos e sugere cuidados para minorar esses riscos.

O material também traz dicas para tornar ambientes domésticos como quarto, sala e cozinha mais seguros.

“A ideia de direcionar esse trabalho para pessoas idosas surgiu a partir do contato que já tive, por meio de outros projetos, com esse público. Entre as linhas de cuidados com as quais podemos atuar, a dos idosos é apaixonante e, por ser um pouco negligenciada, precisa de mais atenção”, explica Maria Eloiza.

“Participar desse projeto proporcionou um conhecimento prático, pois no nosso curso vemos a importância de produzir materiais educativos e divulgá-los para a comunidade. Isso nos levou a pesquisar sobre cada tema e depois a adaptar esse saber para um formato e uma linguagem acessível ao nosso público-alvo”, conclui.

Além da cartilha Orientações de Prevenção de Queda em Idosos, outros trabalhos produzidos para ações de Educação Popular em Saúde podem ser acessados no Instagram do EduSaúde.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista