Saúde 30/12/2020 06:32

Saúde prevê iniciar vacinação entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro

Secretário-executivo da Saúde, Élcio Franco, afirmou, no entanto, que precisa que fabricantes obtenham registro das vacinas junto à Anvisa

Ministério da Saúde afirmou nesta terça-feira (29/12) que a vacinação contra a Covid-19 poderá começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro de 2021.

Mesmo com essa previsão, o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, ressaltou que é necessário que os laboratórios fabricantes obtenham o registro dos imunizantes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A declaração do secretário-executivo foi feita durante coletiva para apresentar um balanço de ações do ministério frente à pandemia.

“Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. E no prazo mais longo, a partir de 10 de fevereiro”, disse Élcio Franco.

“Nós precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa e que eles entreguem doses suficientes para que sejam distribuídas. Se o distribuidor obter o registro e eventualmente não tiver dose para distribuir… entenda: o Ministério da Saúde enquanto Ministério da Saúde tem feito a sua parte, fizemos o plano [nacional de imunização], estamos com a operacionalização pronta, nos preparando para esse grande dia, mas precisamos que os laboratórios solicitem o registro”, completou o número 2 da Saúde.

A previsão é feita no momento em que mais de 40 países em todo o mundo já começaram a imunizar a população contra a Covid-19.

Atualmente, quatro vacinas estão na fase 3 de testagem em humanos no Brasil. São elas:

  • AstraZeneca + Universidade de Oxford: 70% de eficácia, com uma variação de 62% a 90%, de acordo com a dose aplicada.
  •  Coronavac: ainda sem a taxa de eficácia divulgada oficialmente.
  •  Pfizer + BioNTech: 95% de eficácia e mais de 94% eficaz em idosos acima de 65 anos, segundo dados preliminares da fase 3.
  •  Janssen: ainda sem a taxa de eficácia divulgada.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista