Sem categoria 22/06/2017 06:11

Teste em shopping de Natal prova ser impossível beber e dirigir

Quem entrou no Natal Shopping, na Zona Sul de Natal, a partir desta quarta-feira, 21, até o próximo dia 10 de julho, vai se deparar com imagens reais impactantes. Três veículos, sendo dois carros e uma motocicleta, nos quais seis pessoas morreram, em acidentes diferentes, estão expostos. O objetivo? Trazer a realidade da imprudência no trânsito para perto das pessoas.

O PORTAL NO AR conta detalhes sobre a ação que seguirá até 10 de julho

Por Ayrton Freire

Quem entrou no Natal Shopping, na Zona Sul de Natal, a partir desta quarta-feira, 21, até o próximo dia 10 de julho, vai se deparar com imagens reais impactantes.
Três veículos, sendo dois carros e uma motocicleta, nos quais seis pessoas morreram, em acidentes diferentes, estão expostos.
O objetivo? Trazer a realidade da imprudência no trânsito para perto das pessoas.
A ideia do Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, atrai vários curiosos.
As pessoas buscam as moças que ficam juntas aos veículos para pedir informação sobre do que se trata a exposição. As meninas explicam e indicam os visitantes a uma espécie de simulador de embriaguez. Tentados, acabam por aceitar e também por comprovar que álcool e direção não combinam.
O equipamento se trata de um óculos que embaça a visão, deixando-a semelhante a de quem consume bebida alcoólica. Com as lentes nos olhos, se tenta caminhar sobre uma pista no piso do shopping.
Dona Karina Paula, de 50 anos, era uma das pessoas que testavam o equipamento. Ela contou à reportagem que bebe “umas cervejinhas, mas sempre dentro do seu limite” e garantiu o mais importante: “não dirijo após beber”.
Os óculos fizeram Karina tombar de um lado para o outro. Ela não conseguiu andar em linha reta. Sempre pendia para a direita ou à esquerda. “É uma sensação horrível. Não sei como as pessoas conseguem dirigir bêbadas. Deus me livre”, declarou após completar, com dificuldade, o pequeno trajeto.
Diferente da Dona Karina, este repórter confessa beber até se embriagar. Por não dirigir, a reportagem decidiu usar os óculos simulador para ver se, ao menos, se assemelha às vezes em que o álcool foi consumido. Tentar andar numa pista, como tem que ser no trânsito, é muito mais difícil do que caminhar até o táxi ou ao Uber. No Facebook do Portal No Ar, o leitor pode ver o resultado do teste.
Este é o quarto ano em que o Detran se dedica a atividades semelhantes com as que estão ocorrendo no Natal Shopping. De acordo com o diretor do órgão, Júlio César Câmara, campanhas assim ajudaram a fazer com que “de 2015 para 2016 tivéssemos uma redução de 1.700 acidentes no estado causados pela imprudência”.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista