Sem categoria 21/08/2013 15:47

Caern está usando "asfalto ecológico" para tapar buracos

Por fatorrrh_6w8z3t

Para minimizar os transtornos ocasionados por eventuais intervenções na malha viária e ao mesmo tempo reduzir os impactos no meio ambiente, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), vem utilizando desde 2003, de forma pioneira no Estado, o “asfalto ecológico”.
O produto, importado do sudeste, é resultado de uma mistura de materiais reutilizados, principalmente pneus de veículos, que demoram em média 600 anos para se decompor totalmente.
O asfalto convencional é geralmente feito com a mistura de betume e brita, e precisa passar por alguns procedimentos antes de ser utilizado, como usinar e secar, demorando em média dois dias, além de não poder ser aplicado em superfícies úmidas.
Aí está a praticidade da versão ecológica. Adquirido em sacos plásticos de 15kg, o “Asfalto Ecológico” tem fácil aplicação e pode ser usado inclusive no solo após a chuva. Sua aplicação não exige preparação, basta o auxílio manual de um “vassourão” e um nivelador.
Por isso, após a intervenção, é possível liberar o tráfico de veículos na região trabalhada.
“Os próprios veículos que passam na via contribuem para fixar melhor o material, ou seja, dão o acabamento”, explica o gerente da Regional Natal Sul, Lamarcos Teixeira, que é especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental.
Apesar de custar quase 25% mais caro, sua durabilidade chega a ser três vezes maior e traz benefícios incalculáveis a natureza, contribuindo para a reciclagem de pneus.
Fonte: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista